Sejam bem-vindos ao blog Entre meninos e Homens , um espaço onde teremos a liberdade de expressar nossas meninices e defender nossas verdades de homens. Pois existem homens incapazes de confessar suas meninices e meninos impossibilitados de proferir idéias de homens.

Este será um blog universal, transcendente a religiosidade.

Sintam-se à vontade!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Adão onde estás?


E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.  Hebreus 4:13

No mês de Agosto o tema é religiosidade, mais o que é de fato religiosidade?

Na opinião deste blog a religiosidade nasce no momento em que o ser humano perde a capacidade de raciocinar. Nasce quanto tudo o que fazemos e vivemos é em nome de um Deus, de uma religião. Nasce quando paramos de enxergar Deus em outra pessoa, nasce quando começo a pensar que Deus seja lá ele qual for só existe pra mim ou pra minha religião, nasce quando eu perco a capacidade de Amar.

A verdade é que em nome de Deus, como já dissemos aqui no blog seja ele qual for, a humanidade tem feito coisas 
horríveis. Hoje tudo é feito em nome Deus, as pessoas matam, morrem, deixam de amar, excluem umas as outras, entre outras coisas, sempre em nome Deus.

Vivemos em uma competição pra ver quem pode mais, quem sabe mais, e tudo aquilo, ou todo aquele que não concorda se torna uma ameaça, e tudo que é uma ameaça tem de ser destruído.

Pr. Ed René kvitz diz que existem três fatores que movem a religião:

1º- Ganância: Porque os deuses podem nos dar muitas coisas.

2º- Medo: Porque não queremos ir pra o inferno, não queremos reencarnar de uma forma ruim etc..

3º- Culpa: Porque sabemos que estamos sempre errando, e precisamos ser redimidos.

Refletindo sobre o mundo de hoje vemos que ele está certíssimo, buscamos a religião e a Deus por motivos errados.
Porque os motivos deveriam ser o amor, o desejo de fazer o bem e a certeza de que precisamos melhorar a cada dia.

Assim como Adão e Eva tentaram esconder de Deus a sua nudez em meio aos arbustos em Gênesis 3:8, nós estamos escondendo ou tentando esconder nossas incertezas, nossas angústias, nossos medos, nossas falhas e em muitos casos o nosso caráter duvidoso. Só que hoje já não usamos arbustos, usamos uma roupa diferente, um ideal, uma religião, um sorriso, mas nunca nos apresentamos de uma forma verdadeira.

Esquecemos que aos olhos de Deus nada está encoberto, e de que mentir sobre o ponto de partida é ter certeza de não chegar ao destino escolhido.

A intenção deste blog não é criticar ou mesmo atacar qualquer religião, desde já pedimos desculpa se alguma dessas mal traçadas linhas ofendeu ou atingiu a sua fé. O que este blog quer é levar você a uma reflexão sobre as suas atitudes, sobre a sua fé e sobre o quanto ela tem influenciado você.


Porque se as mesmas mão que são erguidas aos céus, fossem estendidas ao próximo, se os mesmos corpos que se prostam ao chão, fossem a esse mesmo chão pra chorar e ajudar os que estão caídos, viveríamos em um mundo melhor, o mundo que Deus planejou, o mundo que Jesus pregou, um mundo com menos religião e mais, muito mais amor.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com Meire Raposo, e sem sobra de dúvidas hoje o que mais nos afasta de Deus são as condições impostas para estarmos ao seu lado.
    São tantos dogmas, costumes e doutrinas, que ficamos até reprimido ao receber tamanha informação e metodologias para comunharmos com esse Deus.
    A religião tem nos roubado a capacidade de viver uma espiritualidade de maneira saudável.
    O caminho para Deus, não passa por dogmas, costumes e mandamentos, e sim pelo coração.
    "Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!"
    Mc 10, 17-27

    ResponderExcluir
  3. Jesus é extraordinário , com amor nos ensina qual o melhor caminho e como caminhar nele. Mas por muitas vezes "nos" preocupamos tanto com os costumes e deveres de tal religião que esquecemos da essência:o amor!! "Amarás o próximo como a ti mesmo!"

    ResponderExcluir